sábado, 31 de março de 2012

O Caminho da Luta


Caros leitores silenciosos, hoje vou contar como é possível restaurar o futuro resgatando o passado. Fiz essa descoberta quando participei de um treino de esgrima medieval histórica. Tentarei ser breve.
Cheguei às nove e meia da manhã em uma das praças da UNICAMP, o grupo já estava reunido em uma “clareira” no centro do lugar, todos os integrantes em silêncio, ouvindo atentamente o que seu líder tinha a dizer.
Estabanada como sou, cheguei fazendo barulho e me sentando ao lado de um integrante do grupo, por sinal amigo meu, que olhou assustado para mim e disse: “Senta pra lá, atrás daquele menino. Precisamos ficar alinhados”. “É meu primeiro dia”, respondi suplicante. O garoto hesitou. Sem esperar resposta, pulei para o lado e sentei aonde deveria sentar. Aprendi em meus livros que quando você entra em uma casa que não é sua, você deve seguir as regras dela.
O líder estava falando sobre a programação dos próximos treinos. Rapidamente, peguei meu caderninho e comecei a anotar, contudo, ao receber olhares feios do meu namorado, o responsável pela minha presença ali, guardei tudo discretamente. É difícil não agir como jornalista em lugares tão cheios de novidades!
Quando a reunião terminou, fui cumprimentar o líder do clã. Dimas tem 35 anos e é o tipo de pessoa em que a gentileza e a tranquilidade parecem transbordar, é fácil e agradável conversar com ele. Disse-me para participar do treino e ficar à vontade que mais tarde me daria uma entrevista. Fiquei satisfeita, porque queria mesmo participar.

Segui com o grupo para o campo aberto, que se organizou rapidamente em algumas fileiras alinhadas. Ali, o alinhamento é coisa séria! Eu estava feliz na minha posição sendo a ultima da fileira do meio, até um garoto gritar: “Ei, novatos ficam na frente!”. Desejei ser engolida pelo chão naquele momento. Já passei da idade de me importar com esse tipo de apelido, mas “novato” me pareceu uma palavra forte e discriminatória naquele momento. Todavia, dei de ombros e fui para o segundo lugar que alguém me cedeu.
Começamos com uma sessão de alongamentos, coisa que eu adoro fazer. E depois passamos a praticar para uma série de movimentos de esgrima com um bastão, momento em que minha falta de coordenação ficou evidente. Droga, eu estava tentando disfarçar!
Olhando o redor, foi difícil não pensar que o mundo tinha se tornado diferente. É como se eu fosse uma personagem das minhas histórias. Ainda não consegui me adaptar a isso, mas continuo achando fascinante.
Quando o alongamento terminou, grupos foram formados de acordo com a posição de cada um no clã, porque é claro que existe uma hierarquia, assim como existia na época medieval. Não vou citar agora qual é a hierarquia deles, que vem da cultura nórdica medieval, contudo é algo como soldado – cavaleiro – cavaleiro da guarda real – senhor comandante – mestre, e assim vai.
Fiquei no grupo dos novatos, é claro. Aprendi e pratiquei os golpes básicos, sempre enchendo meus companheiros de perguntas como: “Por que você se interessou por esgrima medieval história?”, “Quem te trouxe aqui?”, “O que você esperava encontrar?”. Coisas que pudessem contribuir para a minha matéria.
Entretanto, foi só quando conversei com os fundadores do clã que compreendi o que a união de todo aquele pessoal significa na vida de cada um e foi também, quando entendi o que é exatamente a esgrima medieval histórica. Mas isso vai ficar para a minha matéria, é claro! Vocês não achavam que eu ia entregar o ouro, não é?
A única coisa que posso revelar é que, para muita gente do grupo, o treino mudou seu modo de encarar a vida e de lidar com problemas. As lições que o clã passa para cada um, vai além de técnicas de artes marciais, esgrima e história. As pessoas aprendem a ter respeito pelo próximo, a ter disciplina e a ter um objetivo.
Desejo que todos um dia possam ter uma experiência como essa. Aqueles garotos, homens, garotas e mulheres que fazem parte do clã, são pessoas de sorte.

Os personagens e as fontes deste relato merecem ser decentemente retratados e identificados. Por este motivo, adianto que conhecerão todos quando a matéria estiver pronta. Meus sinceros agradecimentos a toda a equipe, que me recebeu com o coração aberto e me proporcionou uma experiência única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário